terça-feira, 18 de agosto de 2020

A vida que vale a pena ser vivida

Fala rapaziada blz?!

Divagando sobre pensamentos relacionados a vida, comecei refletir sobre o propósito da liberdade financeira e suas consequências.Você consegue lembrar a última vez em que estava realmente vivendo a vida, de verdade? Pois é, difícil né?!

Não sei se com você é assim, mas as lembranças desses momentos são de infância, alguns de férias, aniversário com amigos, brincando com filho, enfim, momentos que não sentimos o tempo passar, ou seja, situações em que sentimos a vida valer a pena.

Eu tinha alguma noção que diante do que me propus a fazer desde 2014, sobre juntar dinheiro, ser livre, e sair do sistema, teria um preço alto a se pagar. No começo, eu realmente não sabia o quão alto seria esse valor, a propósito, o quão solitário seria essa jornada. Mas você que também está nesse caminho, entenda, é esse o preço! Pague ou fique onde está.

Várias vezes no trabalho eu me pego pensando sobre a finalidade de estar realmente ali, resolvendo problemas que as vezes não estou nem um pouco afim de resolver, tendo que tolerar pessoas indesejáveis, enfim, são reflexões que não só eu possuo, muitas pessoas estão nesse momento da vida também devem pensar assim.

Essa clareza de finalidade que eu não consigo ver agora, certamente vou enxergá-la no futuro, como muitas outras coisas que vão se encaixando fazendo sentido no caminho.
Talvez você que esteja lendo esse post me confunda um pouco, não sou aquela pessoa que reclama das coisas, ou pensa negativo, pelo contrário, sou um positivista aceito as situações impostas e tento mudar aquilo que está sob meu alcance. Mas ser positivista não impede da gente fazer análises sobre nosso momento e sonhar em viver uma vida realmente plena, pelo contrário, ser assim nos torna capaz de assimilar alguns atributos que vão fazer você se mexer, pra sempre estar melhorando.

Mediante isso, a filosofia Estoica se encaixou perfeitamente a esse momento que estou vivendo.



O Estoicismo foi uma corrente filosófica que nasceu cerca de 300 anos A.C, fundada pelo filósofo grego Zênon de Cítion. Esta escola filosófica se pauta na virtude e aceitação daquilo que não se pode mudar.
No nosso dia a dia, acontecem diversas coisas que infelizmente não podemos mudar, por não estarmos no controle. No mercado financeiro é a mesma coisa, não podemos controlar o sobe e desce dos preços. O Estoicismo de uma forma simples, nos diz que só podemos mudar aquilo que controlamos. Isso realmente foi um ponto de inflexão na minha vida. 

Eu falo um pouco nesse link, O livro que mudou minha vida, apesar de não falar diretamente sobre estoicismo, diz sobre as coisas que podemos controlar e como reagimos sobre isso.

Voltando ao assunto, na vida tudo tem um preço a se pagar, os resultados não caem na noite pro dia. Cada dia que passa eu estou tentando me adaptar ao máximo a todas as situações impostas pelas circunstâncias, e tento estar presente o máximo possível. Talvez seja esse o exercício principal que a Humanidade tem se esquecido. Não importa, seja você de qualquer lugar, ou tenha uma realidade social difícil, é preciso encarar sua realidade e trabalhar suas limitações. Pra mim, isso é fazer a vida valer a pena.

A jornada até a liberdade financeira não pode ser uma tortura, entenda isso ou talvez você fique pelo caminho.

Mas e pra você, qual a vida que vale a pena ser vivida?

Um abraço do Suburbano







4 comentários:

  1. Olá, pode add meu site na lista de blogs?
    Já add o seu.
    Matemática Financeira - matematicafinanceira.org

    vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Guilherme, seja muito bem vindo. Vou add vc por aqui!
      Grande abraço.

      Excluir
  2. Que excelente texto, Suburbano! Ao começar a ler já me veio a cabeça as frases do Clovis de barro Filho, sobre a vida que vale a pena ser vivida, e com isso na cabeça me deparo com ela ao final de seu texto! Muito bom hein, estoicismo na veia e uma vida que realmente vale a pena! Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala One, seja bem vindo ao blog.
      Verdade, tem um vídeo no youtube dele falando sobre isso.
      O estoicismo realmente é uma grande ferramenta, eu tenho utilizado bastante no meu dia a dia, focando nas coisas que temos controle e vivendo o presente.
      Abç

      Excluir

Como o jiu-jitsu salvou a minha vida

Fala  rapaziada, blz?! Eu decidi fazer umas postagens sobre jiu-jitsu, algo que como vocês viram no título do post, mudou minha vida e me ti...